Enquadramento Histórico

A iniciativa da criação desta instituição foi do Sr. Padre Alfredo Saleiro Cardoso, que face ao elevado número de pessoas que a ele recorriam para as ajudar na Integração de Instituições Sociais, onde dificilmente existiam vagas, sentiu a necessidade de criar respostas sociais adequadas à população idosa, neste sentido. Para concretizar este projeto, foi doada ao Centro Social a “Casa do Ribeiro”, património do Major Miguel Ferreira. Com o intuito de nessas Instalações se realizar todos os Serviços de Solidariedade Social possíveis, para responder às necessidades da população idosa.

O Centro Social da Paróquia de Antime, é uma Instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, segundo o Decreto-Lei n.º 119/83 está integrada na ordem civil como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), ereta em pessoa jurídica canónica pública, por decreto de sua Excelência Reverendíssima o Senhor Arcebispo Primaz.

Transformada em realidade, o Centro Social presta serviço nas freguesias freguesia de Antime, onde se situa a sede da instituição, freguesia de S. Clemente, freguesia de Armil e freguesia de Fafe.